Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ana: uma mulher dedicada

Uma grande mulher de Deus e de uma fé admirável em que eu particularmente me inspiro é Ana. Ana era esposa de Elcana, um homem de Deus que por sua vez também tinha outra mulher, Penina. Penina tinha filhos, Ana não.
Todos os anos Elcana e sua família subiam até Siló para oferecer sacrifícios ao SENHOR dos Exércitos, onde estavam ali Eli e seus filhos como sacerdotes do SENHOR.
“No dia em que Elcana oferecia sacrifício, dava a Penina, sua mulher, a todos os seus filhos e a todas as suas filhas, a cada um sua parte. Porém, a Ana dava uma parte escolhida; Porque a amava, ainda que o SENHOR não lhe tivesse concedido ter filhos.” (1 Samuel 1:4-5)
No passado, os homens tinham várias mulheres, para que sua descendência pudesse ser maior a fim de que, seus filhos continuarem seguindo os passos de seus pais e assim, de geração em geração. Portanto ter muitos filhos naquela época era importantíssimo, principalmente filhos homens, para que assim pudessem reinar e constituir famílias tendo muito e muitos filhos.
Vejamos, Ana era estéril, ou seja, não podia ter filhos, naquela época as mulheres que não tinham o ventre fértil eram desprezadas, prova disso que sua rival Penina a irritava e a entristecia, pois o Senhor não havia lhe concedido filhos. Mas no versículo 5 podemos notar o quanto Elcana amava a Ana, ele separava uma parte especial para ela, quer dizer, ele dava o melhor para ela. Porque? Com certeza Ana dedicava - se a seu marido e aos cuidados da casa, dando sempre o seu melhor. Ana era uma mulher temente a Deus, a bíblia não cita, mas com certeza ela era uma mulher graciosa, agradável e virtuosa, características que faziam com que seu marido a admirasse. Mesmo ela tendo seu coração atribulado por não poder conceder a seu esposo um filho, Ana procurava sempre agradar a Deus em primeiro lugar e assim transmitir seu caráter de mulher de Deus a seu esposo.
Tenho a plena certeza de que Ana era uma grande mulher de fé e fazia a diferença em cada gesto seu, a ponto de seu marido Elcana, amá-la mais do que a Penina que havia gerado filhos e filhas, porém não deveria ser tão atenciosa com seu marido, tanto que gastava o seu tempo irritando e menosprezando Ana, porque ela não podia dar para Elcana o mesmo que ela havia dado muitas vezes. Até aqui, resumo a diferença de Ana em uma palavra: DEDICAÇÃO, esse era o seu destaque entre as outras.
Então...... e nos dias de hoje, como nós mulheres temos servido a Deus? Não digo somente na igreja, mas principalmente dentro de nossa casa? Porque quando somos submissas a nossos pais e marido, estamos fazendo a vontade de Deus, isto também é servi – ló. Se na sua casa seu marido e familiares são incrédulos, ai que você deve se dedicar mais no serviço de casa, e no modo em que trata eles, pois talvez ninguém dá nada por você, como ninguém dava nada por Ana, mas se suas atitudes para com Deus e para com as demais pessoas forem para glorificar o nome dEle, pode ter a certeza de que você fará a diferença e surpreenderá aqueles que te cercam.
Vamos então analisar nossas atitudes dentro de casa, no trabalho, na escola, e na igreja. Será que estamos dando o nosso melhor para o nosso Deus? A palavra do dia é DEDICAÇÃO!
Na fé.

Francine Molinari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário