Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Débora: uma escolhida

Essa mulher me impressiona na Bíblia. Ela é um exemplo e essa semana estarei meditando sobre ela todos os dias.
 A história de Débora é curta mas mostra como ela era uma mulher ÚTIL. Era útil à Deus, ao povo e á sua família.
 A sua história começa assim:

 "Débora, profetiza, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo." ( Juízes 4:4)

É importante notar que logo no início da história dela mostra que ela era profetiza em Israel, naquela época Israel não era ainda governada por reis mas sim por juízes constituídos por Deus para aconselhar o Seu Povo e nessa época Israel era constantemente atacada por povos inimigos porque o povo não se definia em servir a Deus e por isso vivia colhendo os frutos dos seus pecados.
 E não é que em meio a tantos homens Deus escolheu a uma mulher?
 Débora era dona de casa como todas as mulheres daquela época, ela era casada com Lapidote e com certeza tinha filhos, e mesmo assim Deus a escolheu para liderar o povo de Israel atendendo as necessidades deles, mas porque será? Deus poderia ter escolhido um homem para tal função mas preferiu nos deixar o exemplo de Débora.
  Eu acredito que Deus a escolheu porque viu a sua dedicação por seu marido e por seus filhos, se ela cuidava bem deles com toda sua disposição e amor com certeza ela também atenderia as necessidades do povo, e assim acontece nos dias de hoje também.
  Muitas das vezes pedimos muitas coisas a Deus, mas será que fazemos por merecer??? A Biblia fala que Deus é Galardoador e não doador, ou seja Ela dá conforme a pessoa se esforça, faz por merecer, se prepara para receber tal bençao.
 Eu creio que Débora era uma ótima esposa e mãe e por isso Deus viu nela condições e disposição para cuidar do povo e orientá-los em como vencer os inimigos. Ela com certeza foi uma mulher admirável aos olhos de Deus pois as mulheres naquela época não eram muito valorizadas, ao ponto de Deus não encontrar um homem sequer para ocupar essa função tão especial e escolher Débora.
  Na verdade não foi Deus que a escolheu mas ela mesmo se fez uma escolhida por Deus.
  E nós??? Como podemos nos fazer a cada dia mais escolhidas por Deus ao ponto dEle contar mais conosco???
  Vamos pensar nisso???

Nenhum comentário:

Postar um comentário