"Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo:Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera , comandante do exército de Jabim, com os seus carros e suas tropas; e o darei nas tuas mãos."( Juízes 4:6, 7)
Débora era uma líder ao ponto de mandar chamar a Baraque, um guerreiro de Israel para ir a guerra contra Sísera, o comandante do exército inimigo. Ela com certeza tinha "muita moral" em meio aos homens de Israel porque eles a obedeciam e reconheciam Deus em suas palavras de ânimo.
As palavras dela mostram como ela era uma mulher destemida e confiante em Deus, pois qual pessoa arriscaria colocar um exército de 10 000 homens, pais de família, em uma guerra se não confiasse totalmente que Deus os daria a vitória? Somente uma pessoa intrépida o bastante para lhes dar essa direção e corajosa para descer a guerra juntamente com todo o exército.
" Então lhe disse Baraque: Se fores comigo eu irei, porém se não fores comigo, não irei.(Juízes 4:8)
Eu acredito que Débora não era guerreira ao ponto de pegar na espada e ir pro campo de batalha pois a Bíblia não fala sobre isso, mas note como a presença de Débora era importante para Baraque.
Se ela não fosse com eles simplesmente não iriam também.
Para mim a presença de Débora para eles traziam ânimo, suas palavras eram de força e coragem, essa era a verdadeira espada de Débora( na verdade é a força de toda mulher): as suas PALAVRAS.
A nossa força está nas nossas palavras e se de nossa boca sai palavras de fé, de ânimo, de coragem, com certeza quem está do nosso lado sempre terá forças para lutar e continuar perseverando, mas agora se as nossas palavras são de derrota e de dúvida que exército subsistirá????
",...e o darei nas tuas mãos."
Débora repassou a mensagem de Deus aos homens, fazendo com que eles confiassem que a vitória seria deles, ela passou fé, palavras de ânimo, palavras de uma mulher cheia do Espírito de Deus.
E é assim que devemos ser, de nossa boca deve sair somente palavras de vida, palavras que conduzem a vitória.
Débora era corajosa e intrépida não por lutar na guerra, mas sim por confiar totalmente na Palavra de Deus, e se deixar ser usada por Deus para transmitir aos homens a sua fé e a sua intrepidez.
Agora vamos pensar, em meio à tantas lutas do dia a dia qual tem sido nossas palavras??? Será que as pessoas quando estão enfrentando problemas ao nosso redor ouvem palavras de ânimo ou de derrota???
Pense nisso, nossa coragem e intrepidez estão na nossa fé transmitidas através de nossas palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário